Sobre nós
Quem Somos
Nascemos em Jesus Cristo como Igreja. Por isso somos uma comunidade Cristã. No século XVI a Igreja Cristã chegou ao seu mais alto grau de desobediência à Palavra de Deus. Assim, iluminados pelo Espírito Santo de Deus, Martinho Lutero, João Calvino, entre outros, passaram defender a necessidade de um retorno da Igreja às Escrituras. Essa pregação profética de fidelidade a Palavra de Deus entrou em choque com o governo da Igreja na época provocando uma inevitável ruptura teológica e doutrinária, que passou a figurar na História como a Reforma Protestante. Alastrando-se por toda Europa, a Reforma chegou à Escócia encontrando, em João Knox um vigoroso defensor. Knox funda, então, a Igreja Reformada da Escócia, que ficou conhecida como Igreja Presbiteriana.
A 12 de agosto de 1859 chega ao Brasil o missionário americano Asbel Green Simonton trazendo a Fé genuinamente Bíblica para reformar, também, a igreja cristã brasileira. Essa Igreja Reformada no Brasil recebeu o nome de Igreja Presbiteriana do Brasil.
Nossa História
Nem todos os seres vivos têm continuidade ininterrupta. A Primavera é a ocasião própria para ressurgimento extraordinário, entre as plantas e as flores,e mesmo os animais, principalmente os que têm longo período de hibernação. A própria humanidade teve um novo princípio após o Dilúvio. Há instituições que também morrem, ou parecem morrer, e de repente ressurgem vigorosas. A Igreja Presbiteriana de Campinas está dentro desses casos de um novo começo. O primeiro período da sua existência oficialmente reconhecida é o de julho de 1870 a julho de 1903. O segundo período é o que abrange o novo começo, em 9 de agosto de 1903, vem até à presente data e , com a bênção de Deus, prossegue até o glorioso regresso do Senhor da Igreja para implantação de novos céus e nova terra. Desta breve palavra introdutória, passemos ao registro de alguns antecedentes…
Nossa Fé
A IPCAMP é parte da Igreja Presbiteriana do Brasil. Você pode ler os pontos essenciais da nossa fé são:
- A nossa única regra de fé e prática é a Bíblia como Palavra de Deus.
- Cremos que há um único Deus, vivo e atuante, que subsiste em três pessoas – Pai, Filho e Espírito Santo que são iguais em sua essência, e digno de todo louvor e adoração;
- Cremos que Jesus Cristo, o Filho de Deus, fez-se carne e viveu entre nós, morrendo na cruz por nossos pecados sendo, por isso, salvador de todo aquele que confia nele;
- Cremos que após ser morto e sepultado, Jesus Cristo ressuscitou dentre os mortos e foi elevado aos céus;
- Cremos que Jesus Cristo enviou o Espírito Santo para habitar naqueles que lhe pertence, seu povo escolhido, a sua Igreja;
- Cremos que no fim desta era, que não sabemos quando se dará, Cristo retornará glorioso para levar os que são seus, julgar o mundo e estabelecer o seu Reino Eterno;
- Cremos e celebramos os dois sacramentos instituídos por Jesus: Batismo e a Ceia do Senhor.
Nossos Valores
Somos uma comunidade cristã contemporânea, comprometida com a Palavra de Deus e atenta ao contexto desta época. Buscamos desenvolver a fé cristã como estilo de vida, para influenciar, motivar e promover a restauração do relacionamento de pessoas e famílias com Deus. Nosso coração está na adoração a Deus, na Palavra de Deus, no Evangelismo, na Educação Cristã, nas Missões, na Comunhão da Igreja e na Assistência às pessoas e suas necessidades. São essenciais para nós a Soberania de Deus; a Bíblia como Palavra de Deus e única norteadora da nossa fé e ética; somente Cristo, a Graça, a Fé e a Deus Glória; o sacerdócio universal dos cristãos; os dons espirituais dados por Deus para edificação comunitária; a pessoa na sua faixa etária; a decência e ordem no serviço cristão; o ministério pastoral como ação de Deus entre nós.Nosso foco é a vida Integral.
Nossa marca é a hospitalidade atrelada à oração.
Igrejas organizadas pela IPC e suas filhas
- Jardim Guanabara (1959) que organizou as igrejas de: Jardim Licínia (1970), Barão Geraldo (1982), Paulínia, Parque Taquaral (1982), Jardim Conceição (1988), Jardim Santa Mônica, Valinhos (1983).
- Ebenezer (1964)
- Novo Campos Elísios (1964)
- São Bernardo (Bethel) (1965)
- Hortolândia (antiga Jacuba) (1965)
- Jardim Proença (1976)
- Jardim Nova Europa
- Jardim Flamboyant: Ação conjunta da Igreja Presbiteriana de Campinas, Central, com a Igreja Presbiteriana de Jardim Guanabara e filha desta, Nova Jerusalém (1989)
- Vila Marieta, organização (1980), reorganização (1992)
- Jardim Paranapanema (1993)
- Jardim Garcia (1993)
- Souzas (1996)
- Jardim Esmeraldina (2006)
- Parque Industrial (2013)
- Bairro Matão (2015)
Todas as igrejas de Campinas, mais as de Hortolândia, Itatiba e Valinhos, são filhas ou netas da IPCAMP.